a 2019 ☸✵

dezembro 31, 2019


Falo por mim, e sei que por muita gente à minha volta pois estivemos no mesmo barco no que toca a 2019. 2019 foi um ano marcante, aconteceu muita coisa não tão boa quanto gostaríamos. Talvez a nossa mente estivesse num ano menos fácil também e teve tendência a piorar certas situações. O que seria um problema, que com o mindset certo até se resolveria e inspirava calma no processo, tornou-se num bicho de sete cabeças. E está tudo bem! Também temos direito a ir-nos abaixo, a sentir que o mundo está ao contrário, que estamos perdidos, sem saber o que fazer, sozinhos, que não estamos bem em lado nenhum. Se este ano foi para isso, seja, deixem ser. Permitam-se sentir *
É preciso deixarmo-nos sentir assim, e procurar entender cada sentimento menos bom, para que possamos retirar o que há a retirar dele e assim seguir em frente.
Há muito a frase do "Não te isoles, não estás sozinha. Não tens de passar por isto a sós.", é verdade não temos. Mas tenho a certeza que houve dias, momentos, ao longo deste ano em que se sentiram menos bem e às vezes o melhor é retirar um tempo só para nós. Parar, concentrar no aqui e agora, reconhecer o que estamos a sentir e pensar "isto é momentâneo, tudo vai passar. eu vou ficar bem!", assim já é! Por vezes temos de nos recolher, repensar as escolhas que temos, ouvir um pouco mais o nosso coração e a partir daí alterar o que temos a alterar, ou lutar com ainda mais força por aquilo que queremos!
O tempo é relativo, o que é para mim pode não ser para ti. Se o melhor para nós for fazer uma pausa no dia, na semana, no ano! Até no grupo a que pertencemos, o trabalho que não está a correr como queríamos, o estudo no qual não me consigo concentrar. Se não está a correr bem, é preciso parar... Pelo tempo que acharmos necessário, uns dias para pensar em tudo e/ou recuperar energias ou meses/um ano, só assim podemos voltar em força.

2019 já acabou, sim. Foi um ano de muita coisa, mas também passou mesmo muito rápido. Hoje olho para trás e só me pergunto: Como assim? Já passou?
Como quero levar para 2020 apenas o que há de bom, vou falar disso. Das pequenas coisas boas.
2019 foi um ano principalmente da família. Reaproximei-me da minha mãe ao fim de meses, a relação com as minhas primas ficou ainda melhor, estivemos juntas muitas vezes, muitos dias! Aos fins de semana íamos dando os nossos passeios, pois elas sabiam que andavam stressada com os problemas em casa e a tese então faziam por me tirar de casa. Dou ainda mais valor ao meu pai e à minha avó. Voltei à Suiça para rever os meus tios e o meu 'nino', duas vezes neste ano! Numa fui à neve e andei de trenó (juro que pensei que ia morrer, mas das melhores sensações da minha vida), a montanha é das coisas mais lindas que já vi!! Na outra, foi para o aniversário do nino, que era num barco! Dois dias num barco, no primeiro estivemos lá parados, a apanhar sol e a ouvir música. Dormimos lá, aquilo parece uma casa então tinha quartos, e no dia seguinte fomos dar um passeio pelo lago de Géneve! Adorei.
Ainda sobre família, o primeiro dia do ano foi passado assim, com as minhas primas numa sessão fotográfica. Estava bom tempo então aproveitamos o dia para ir passear num parque que temos aqui na zona, claro que me fizeram levar a máquina e dali resultaram fotos (a pessoas e à paisagem) lindas! Já em Março, fui com a minha prima mais nova (15 anos) até Lisboa no fim de semana de 28 de Março, nesse 28 de Março fomos obviamente ao concerto do Shawn. Lindo, acho que não há melhor maneira para descrever todo o concerto. Foi emotivo, músicas lindas que eu adoro - das mais mexidas às mais calmas - o cenário era lindo, a "atitude" dele perante nós (fãs portugueses) foi linda. Até o concerto de abertura, que esteve ao cargo da Alicia Cara foi lindo. Ela cantou "How far I'll go" e foi dos momentos mais lindos da noite, com as lanternas acesas e todas as pessoas a cantar, senti-me dentro de um filme da Disney mesmo. Adorei também.
Na família, guardo os momentos em que elas ficaram excitadas quando perceberam que o Stiles e eu nos estávamos a reaproximar, quando disse que ele tinha acabado com a outra, quando saía com ele e voltava mais bem disposta, tudo. Guardo ainda a maneira como me protegem hoje, dos maus sentimentos dele, e claro soltando um "ele não te merece", "ele é que perde", sempre que a conversa acaba por chegar a esse tema. "O que for para ser teu a ti vem ter, se não vier tu és linda por dentro e por fora, conseguirás seguir em frente!"
2019 foi um ano de reencontros, em 2018 tinha voltado a falar (via redes sociais e mensagens) com a minha Bel (companheira de turma dos tempos do secundário) e em 2019 o bendito do jantar de reencontro saiu e olhem... como continuo a adorar aquela rapariga, e como existem boas pessoas neste mundo! Voltei a falar com outras amigas do secundário - abençoado instagram - e esperemos que o mesmo aconteça, que em 2020 o reencontro saia!
Como não poderia deixar de ser, 2019 foi um ano de FCPorto, vi a maioria dos jogos em casa e garanto-vos que são poucos os lugares que me fazem tão bem como o meu Dragão! 💙 
Dissemos "até um dia" ao meu Brahimi e ao meu Oliver, mas dissemos "Olá" a um Zé Luís, que número 20 boom! E até a um Diogo na baliza, ai não imaginam a minha felicidade vê-lo na lista de convocados! Fomos campeões da Youth League!! I mean!!
Ainda no Porto, a cidade, claro que passei muitos dias lá, e que bons dias! Sinto-me tão bem ao respirar o ar daquela cidade. Sinto-me uma sortuda e privilegiada por poder visitá-la com tanta frequência, com aqueles que me são mais queridos.
Foi também o ano de tornar ainda mais forte, o que eu pensava ser impossível, o meu amor pelo Liverpool ♥ 
Tantas conquistas! Juro-vos que vai chegar o ano em que eu terei o sonho realizado (e o dinheiro) de ver um jogo em Anfield!
2019 foi também o ano da dissertação, como disse não quero focar nas coisas más, então: Dei um grande avanço neste que tem tudo para ser o meu maior orgulho e estou quase quase a dizer "consegui e está entregue!"
Em 2019 voltei a dar catequese, e consegui gerir tudo! Fiquei tão feliz por voltar a ver os "nossos miúdos" com mais regularidade <3
Daqui retirei a lição de que não importa o que não nos faz sentir bem, o quanto possamos ser criticadas e o ambiente não seja o melhor às vezes, temos de nos focar no Bem Maior. Do que é realmente importante no fundo. E o mesmo se aplicava ao coro, confesso que foram algumas as vezes em que "cogitei" desistir, em que ouvi - de gente da família e de amigas - "se fosse a ti já tinha desistido, não aturava mais isso" e mesmo assim pensava no facto de estar ali porque queria, porque gostava de cantar e do que fazia, porque o principal não era aquilo..!
Em 2019 saí pela primeira vez em anos no Carnaval, com o meu primo, a Cath, a Carol e a irmã e adorei! Senti-me bem apesar da confusão, e para mim isso foi mais um sucesso!
Em 2019 apaixonei-me por Melim, passaram a ser das minhas bandas favoritas, é que eles têm mesmo a minha vibe. Transmitem-me mesmo uma paz, calma e boa energia impressionante. É inevitável sorrir quando ouço!
Em 2019 fui muito ao cinema, e pode parecer-vos algo banal mas eu adoro cinema então para mim isto foi um ponto muito positivo do ano. (foi principalmente o ano da Marvel, vi Captain Marvel, Spider Man Far From Home, Vingadores Endgame todos no cinema, sendo que o último vi 3 vezes ahah).
Em 2019 fui com um grupo de amigos passar um fim de semana "ao fim do mundo", com o básico divertimo-nos à grande. Mais uma prova de que às vezes é preciso pouco para estarmos bem e sermos felizes!
Em Junho, logo ali no iniciozinho deste, tive um dos melhores momentos de todo o meu 2019. Fui ao concerto do Ed Sheeran. E pude realizar o sonho de ver não um, mas dois dos meus artistas favoritos! James Bay é ainda mais perfeito ao vivo. Estes dois concertos, juntos, foram dos mais emocionantes de todos os que já vi. Estes dois senhores fazem da magia algo real quando estão em palco.
Em 2019 também tive pessoas que me surpreenderam pela positiva, só não digo quem porque ainda me sai o tiro pela culatra, como se costuma dizer.
Foi o ano de ir quase todos os dias à viagem medieval da terrinha, e aproveitei todos os dias ao máximo, foi das melhores semanas do meu ano andava mesmo bem!
Foi o ano de desenterrar certas músicas e cantá-las mesmo muito alto. Como "vestido azul" (é mesmo), "domingo de manhã", pimbalhada old school (eu juro!).
Senti-me adorada, protegida e respeitada. E depois deixei de sentir. E ta tudo bem, permite-te sentir até o que te vai ensinar algo!
2019 foi um ano de saudade, de sentir da maneira mais crua a saudade, dos que já partiram, dos que se foram embora por algum motivos, de momentos que não voltam mais. Desta palavra tão portuguesa, saudade.


Por isso, a 2019: Obrigada! Pelos abanões, pelas lições, por tudo o que me ensinas-te. Foste um ano e pêras, fizeste-me sentir que estava a viver dois ou mais anos, em apenas um. Mostraste-me que muito pode mudar, e principalmente ensinaste-me que me devo moldar a essas situações e procurar evoluir com isso. Ainda tenho muito a corrigir, mas aos poucos vou aceitando as tuas lições. A confiar que as coisas tomam o tempo que devem tomar, apesar de tudo que o que é teu às tuas mãos vem parar e nem quando volta devemos tomar tudo como garantido, que quando volta eu saiba reconhecer o que está a acontecer de bom (e de menos bom também), aos poucos! Que não se tenha pressa, mas que não se perca tempo.
Que venha o ano da resiliência 🌙☆
O ano de dar a volta por cima. De, agora que aprendemos o nosso verdadeiro valor, usá-lo e mostrá-lo.
Levo para 2020 os aprendizados e, acima de tudo, as coisas boas. Apenas isso. Vais ser o meu ano, eu sinto-o. Por isso, vem  daí. Estou pronta para ti 2020 ✨

You Might Also Like

5 comentários

  1. Minha querida, desejo mesmo que 2020 seja O ano! Que te traga muitas conquistas, muitas luz e muito amor. Mereces 🍀

    ResponderEliminar
  2. 2019 foi um ano muito estranho... mas intenso. Por cá também deu uns tantos abanões, mas fez-me mesmo feliz, por isso, vou guardá-lo com muito carinho.
    Fico feliz pelas tuas conquistas, que 2020 seja super hiper mega feliz <3

    ResponderEliminar
  3. Há sempre que focar nos momentos bons e tiveste muitos! :D
    Que 2020 seja maravilhoso, ainda mais cheio de bons momentos e foca-te apenas em quem merece a tua atenção, amor e amizade ;)

    ResponderEliminar
  4. Espero que 2020 seja um ano tão como desejas! E será! Tu mereces!

    ResponderEliminar
  5. 2019 foi um ano difícil para todas as pessoas, em geral. Foram só abanões e coisas más a acontecerem, mas acho que a maioria conseguiu dar a volta por cima e é sem dúvida, a melhor coisa. Espero que 2020 tenha começado da melhor forma e que consigas alcançar muitas coisas boas.

    bycarolina.pt

    ResponderEliminar

Não me diga que o céu é o limite, quando há pegadas na Lua.

Devaneia para a frente*
Os comentários serão respondidos no teu blog, se demorar muito... a culpa é da falta de tempo e/ou da preguiça!

Subscribe