In
Ashley,
companheiras de devaneios
Vós sois a luz do Mundo, sois o sal da Terra. (campos parte 3)
| PodÃamos perfeitamente ser nós. |
Às 10h saÃmos para uma caminhada até à s salinas com a dinâmica Sois o sal da Terra, nós fizemos a caminhada em grupos e ao longo da mesma Ãamos fazendo paragens para cada um dos elementos representantes dos grupos nos dizerem em quê que o seu grupo consistia, o maestro representou o nosso coro, o Toby representou o grupo da catequese que falei no post anterior (é um 12º e 13º), o chefe dos escuteiros representou obviamente os escuteiros, a irmã da Ashley representou os acólitos e a monitora do quarto ao lado representou os catequistas. Eu já conhecia todos e já sabia tudo o que eles disseram, mas havia muito boa gente que não tinha a mÃnima noção do que alguns grupos faziam. Por exemplo, como disse o Toby, o nosso grupo de catequese não tem divulgação nenhuma (agora connosco lá dentro isso vai mudar), muitas pessoas não sabiam o que se fazia no nosso grupo e para quê que ele serve.
Após todas as apresentações chegamos às salinas, onde explicaram aos miúdos porquê que somos o sal da terra, estabelecemos uma relação entre o sol (luz do mundo) e o processo de formação do sal (sal da terra) e aqui estava feita a relação final entre as duas actividades. A partir daqui foi tudo feito em função das duas coisas.
À noite fizemos uma espécie de fogo do concelho onde havia uma corrente onde nós tÃnhamos de colocar o nosso aluquete e guardar a chave para o abrir apenas quando o compromisso que fizemos perante todos fosse cumprido.Esta foi sem dúvida a actividade mais intensa, nós tornamo-nos num grupo mesmo naquele momento, ali não havia nada para se guardar para nós tÃnhamos de deitar tudo para fora. Muita gente chorou ao fazer o seu compromisso porque tinha muita história por trás, o Toby chorou ao contar o seu compromisso e o motivo de ser aquele e eu não sei como não chorei ao ouvir todas aquelas histórias. Muita gente não tinha aluquete então o quê que alguns fizeram? Entregaram o seu aluquete a uma pessoa que não tinha e depois colocaram lá a chave e disseram "Eu não vou abrir o compromisso do X, por isso deixo aqui a chave, representando-nos aos dois". No final o escuteiro, aquele que até fez a caminhada com o coro, fechou a corrente numa só representando a união do grupo e a ligação dos nossos compromissos.
O meu compromisso? Não o vou dizer, vai ficar fechado com aquele aluquete e com aquele grupo.
Amanhã irei contar o restante e comparar o do ano passado com o deste ano*
