Traçar de Capa

maio 04, 2015


Eu, e de certeza que muitos de vocês que ainda não passaram pela experiência, não tinha uma completa noção do que seria o traçar de capa. Eu sabia que um/a doutor/a me iria traçar a capa, dobrá-la pelos ombros como eles andam e íamos assistir à serenata; eu sabia que ia ser emocionante, pela emoção de usar o traje pela primeira vez. Mas não sabia que existia muito mais para além disso... Há uma ligação instantânea entre nós e quem nos traça a capa, há todo um ritual que nos faz arrepiar a espinha. Eu vou explicar, antes de te dobrar a capa sobre os ombros a pessoa que te está a traçar a capa vai puxar-te para si, vai encostar-se ao teu ouvido e vai dizer-te coisas que te mostram que é o finalizar de uma etapa, que tens de honrar a tua casa no dia do cortejo, que tens de honrar o traje que tens vestido, que tens de colocar toda a tua alma em tudo, mas não podes nunca deixar de ser fiel a ti mesmo e aos teus princípios, aquilo que gostas num doutor ou numa doutora é o que tens de tentar ser. Isto, entre outras coisas que são ditas em segredo por alguma razão, foi-me dito por uma doutora que foi traçar-me a capa completamente ao acaso porque eu não tenho padrinho nem madrinha então um veterano da comissão de praxe disse a mim e às outras (Japa, Blaire e Taylor) para ficarmos com aquela rapariga porque seria ela a traçar-nos a capa. Hoje olho para aquela noite e penso que, eu acho que não nos podia ter calhado melhor pessoa. Ela era super fofinha, super simpática, notava-se que ela sentia aquilo que dizia, que honrava o seu traje, pronto, esteve muito bem! 
A Rachel tinha-me pedido para lhe dar boleia até casa depois da serenata, eu aproveitava e pedia-lhe para me traçar a capa, porque ela é uma pseudo madrinha, é ela que me esclarece tudo no que toca à praxe, mostrou-se sempre disponível para tudo o que precisasse, está sempre preocupada comigo. Ela é minha amiga, para quem não sabe, já do coro, foi ela que organizou o Virar a Página, concerto em que nos conhecemos melhor e foi onde começou mesmo a nossa amizade (assim como a da Sophie, Phoebe e Toby). Portanto quando ela veio ter comigo no final da serenata eu pedi-lhe para me traçar a capa, e ela traçou. Foi diferente, eu já conhecia a Rachel, ela é minha amiga portanto tinha aquele simbolismo, os votos (não é assim que se chama de certeza mas para já fica assim) tinham toda uma história por trás claro, falou da nossa amizade, de tudo... Ela antes de todo o processo estendeu a capa dela no chão, e ajoelhamo-nos as duas sobre ela durante o traçar, deu todo um outro simbolismo só por aí. Eu, se não for contra as tradições da minha casa, quando traçar a capa a alguém é assim que quero fazer porque dá todo um outro ser sei lá. 
Concluindo, foi muito emotivo, eu adorei. Não chorei, porque a ficha ainda não me caiu... Mas cada vez que penso nisso, a vontade de chorar é maior porque é uma etapa que está a acabar e ter pessoas a dizer-me isso ao ouvido em jeito de "abre olhos" é mesmo de arrepiar a espinha. E eu não sei se estou preparada para chegar ao final do cortejo de amanhã e ouvir um "Bem-vinda senhora doutora" porque eu sinto que ainda tinha tanto para viver como caloira. Pronto gente, quem ainda não passou por isto, preparem-se, seja para o ano seja quando for... E por mais que se preparem, nenhuma preparação será suficiente, isso vos garanto!
É uma sensação de orgulho muito grande, uma pessoa vê isso na maneira como os mais queridos olham para nós, e acima de tudo sente, cá dentro uma emoção tão grande que não cabe em si de felicidade. Ah! Eu não quero que isto acabe!

You Might Also Like

14 comentários

  1. O momento de traçar a capa é simplesmente o mais bonito :)

    ResponderEliminar
  2. Na segunda-feira da semana passada perguntamos (eu e duas amigas) a um caloiro se ele estava triste por isto estar a acabar e a resposta dele foi um não. Claro que perguntamos porquê e ele disse «porque isto é feito por etapas. Não podemos ficar sempre na mesma. Por exemplo, se comer massa com arroz todos os dias vou acabar por enjoar, aqui é um pouco assim. Temos que avançar!». Acho que foi o único que me deu uma razão assim tão válida e fundamentada. E no fundo ele tem razão. Isto não acaba, apenas passamos para outra etapa.
    Na minha casa só traçamos a capa depois do dia do cortejo. Aproveita bem o dia de hoje!

    ResponderEliminar
  3. r: Muito, muito obrigada! Fico mesmo feliz por ler isso *.*
    Quem está desde o início sabe que está e não precisa de o dizer em todas as oportunidade. Claro que haverá sempre alguém que fará algo assim, mas é deixá-las falar...
    Espero que tenhas a oportunidade de o ver ao vivo muito em breve!

    Mesmo!

    ResponderEliminar
  4. Confesso que o traçar da capa foi dos melhores momentos na minha vida! Senti tanta responsabilidade em cima dos meus ombros! E é isso que tento sempre passar aos meus afilhados, uma continuação da tradição e do respeito académico!
    xx
    Blog: adonadasushi.blogspot.pt
    Nova página: facebook.com/blogdadonadasushi

    ResponderEliminar
  5. r: Agora estou bem!

    Pergunto-me quando serei eu a estar do outro lado do ecrã a escrever algo semelhante...

    ResponderEliminar
  6. Espero um dia passar por isso :)
    R: Basicamente é um caderno que anda de casa a casa, qual podes escrever desenhar fazer colagens tudo o que quiseres..

    ResponderEliminar
  7. Gostava de tar presente :c
    R: Quero que voltes :c

    ResponderEliminar
  8. Uau espero que quando for a minha vez seja assim :)
    R: obrigada

    ResponderEliminar
  9. O meu traças da capa foi em Novembro e quase que chorei e pensar que daqui a dois anos vou estar a traçar a capa a alguém (se tiver afilhados), é magico

    ResponderEliminar
  10. :) são momentos memoráveis, vais querer revivê-los para sempre :D aproveita bem toda esta experiência académica querida!

    ResponderEliminar
  11. owww, tão querida, nea!! *.* de certeza que vais ser uma excelente madrinha!

    ResponderEliminar

Não me diga que o céu é o limite, quando há pegadas na Lua.

Devaneia para a frente*
Os comentários serão respondidos no teu blog, se demorar muito... a culpa é da falta de tempo e/ou da preguiça!

Subscribe